Translate

sábado, 26 de outubro de 2013

IMPORTÂNCIA DAS LUVAS


As luvas, assim como os chapéus, eram símbolo de status e influência na sociedade carioca do início do século XX. Longas ou curtas, elas protegiam as mãos, mas tinham uma outra função: deixar o figurino ainda mais elegante e parecido com os padrões europeus. As confeccionadas em couro de pelica eram as mais cobiçadas.
Por outro lado, em uma época em que a liberdade da mulher era cerceada de todas as formas, as luvas também serviam para esconder o corpo feminino. "As luvas de pelica proíbem a exposição demasiada da mulher. As mais longas também restringem os movimentos", revela a figurinista.
"Antigamente, as luvas eram usadas também por uma questão de higiene. As pessoas não podiam utilizar as mãos sujas, com que cumprimentaram pessoas na rua, para tocar os alimentos, por exemplo", conta a figurinista. Apesar da função pouco nobre, as luvas se transformaram em um acessório indispensável nos figurinos mais sofisticados. 
De tão chiques, as luvas de pelica viraram até expressão popular, significando revidar uma afronta de forma elegante. Quem nunca ouviu a frase "dar tapa com luva de pelica"?
"As luvas são um fetiche, principalmente as de renda. Ou então aparecem em desfiles de moda para chamar a atenção. Nos esportes e no vestuário de países frios, elas ainda servem para a proteção das mãos", explica a figurinista. Ou seja, quem quiser se arriscar, o acessório continua em alta!



Um comentário:

  1. Olá,
    As luvas de Pelica ainda mantêm um pouco do status e da elegância cultivados pela sociedade no inicio do século passado. Entretanto, são acessíveis a todas as classes sociais, e não somente para protegerem as mãos do atrito, frio ou calor, pois permitem maior transpiração, mas também como complemento elegante para muitos looks.
    Abraços,

    ResponderExcluir